Resenha Série Perdida - Carina Rissi

Olá, pessoal! Eu (Carolline) estava sumida há um tempo. Não estava conseguindo nem respirar, quem dirá ler 😢! Mas agora voltei 🙌e vou compartilhar com vocês um pouquinho sobre a Série Perdida da autora Carina Rissi. 💗

A série não é uma história contínua até o quinto volume (somente os primeiros), mas ainda recomendo ler todos na ordem mesmo. Os dois primeiros livros contam a história de Sofia e Ian, um casal que estava há uma distância de 180 anos, mas que o destino resolveu unir (não se pode discutir com ele, né hahaha). O terceiro também é uma continuação da história na visão de Ian, eu diria que é mais uma introdução para a próximo livro, apesar de ter muitas surpresas. O quarto livro conta a história de Elisa, a adorável irmã de Ian, e Lucas, um médico jovem e gentil. Já o quinto volume retrata a história de Valentina, a grande amiga de Elisa, e Leon, um misterioso capitão espanhol.
Confesso que a cada livro eu tive um sentimento diferente, sendo até difícil escolher qual gostei mais... Então vou contar um pouquinho de cada volume da série pra vocês:

Perdida: Um amor que ultrapassa as barreiras do tempo

Sofia vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ela é independente e tem pavor à mera menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são aqueles que os livros proporcionam. Após comprar um celular novo, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século dezenove, sem ter ideia de como voltar para casa – ou se isso sequer é possível. Enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de retornar ao tempo presente, ela é acolhida pela família Clarke. 
Com a ajuda do prestativo – e lindo – Ian Clarke, Sofia embarca numa busca frenética e acaba encontrando pistas que talvez possam ajudá-la a resolver esse mistério e voltar para sua tão amada vida moderna. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos... 
Perdida é uma história apaixonante com um ritmo intenso, que vai fazer você devorar até a última página.
Comecei a ler Perdida por influência de uma amiga, que estava em uma vibe de livros de época. Não é meu estilo favorito, mas dei uma chance a este mais porque a Sofia é do presente e volta pro século XIX, então eu fiquei curiosa pra saber como foi esse choque de realidade. Quem nunca quis viver em um tempo diferente, só para experimentar? (e depois voltar, claro. Viver sem internet não dá, né hahaha). E então eu conheci a história de Sofia e Ian.
Sofia Alonso é uma garota que pode parecer comum, ela tinha uma melhor amiga, um emprego, um apartamento que a muito custo pagava, e mesmo tendo perdido os pais em um acidente, não tinha nada de muito diferente em sua vida. Mas ainda assim, eu senti que ela se sentia deslocada, como se ainda tivesse procurando seu lugar  "Parece que sou um alienígena que não se entrosa em lugar algum". Sofia finalmente o encontra, na verdade o lugar era exatamente o mesmo, mas em uma época bem diferente. E ali, "diferente" é definitivamente a palavra que define Sofia.
Uma das coisas que mais gosto é como ela encara todas as diferenças, das mais diversas como: as roupas, a maneira de falar, a falta de eletricidade... a mais engraçada de todas é sua reação em relação ao banheiro, ou a falta dele, a "casinha". É muito divertido como Carina descreve essas situações inusitadas que Sofia passa  "Se ele achava um simples par de tênis impressionante, o que não pensaria sobre a inovação das inovações chamada papel higiênico!"
A "máquina do tempo" que a leva a 1830 é bem peculiar: um celular diferentão que uma suposta fada madrinha entrega a ela. Apesar de eu adorar contos de fadas e realmente ser necessário justificar sua viagem no tempo, não gostei muito dessa "máquina do tempo", mas isso é algo bem pessoal, não tive uma ideia melhor também, então aceitei isso e segui a leitura... 
E claro que o próximo passo é se apaixonar por Ian Clarke. Não me julguem, todas se apaixonam, é natural. Se bem que ao longo da história ele me irrita muito... é perfeito demais... Ian Clarke é um excêntrico cavalheiro que faz de tudo para provar seu amor por Sofia e fazer com que ela permaneça com ele. Mas ele não sabe que não é ela que faz as regras desse jogo. Inclusive ela nem sabe em que jogo está. E por isso acaba se metendo em uma confusão terrível. 
Ao longo de suas trapalhadas e descobertas, Sofia acaba fazendo aquilo que mais temia: apaixona-se por Ian, mesmo sabendo que ao final de sua jornada iria voltar pra casa. Ela tenta de todas as formas arranjar uma maneira de ficarem juntos, pois seu coração já não pertence mais a ela, e ela finalmente encontra-se  "O que sinto quando estou com você é... é a coisa mais certa que já senti na vida! Ian, pela primeira vez eu sei a qual lugar pertenço".
Eu realmente gostei muito desse livro, acabei relendo e me apaixonei novamente por cada personagem, principalmente pela Nina, a melhor amiga de Sofia, que não mede esforços para ajudar sua amiga a encontrar sua verdadeira felicidade (mesmo com uma história louca como a de Sofia), e pela Elisa, a adorável e perfeita irmã de Ian. Outra coisa que eu gostei muito foram os detalhes que conectam presente e passado, ou presente e futuro. Isso ocorre ao longo de toda a série. O livro mistura romance de época, com viagem no tempo, e um toque de conto de fadas. É uma mistura muito louca, mas que acaba dando super certo. Podemos esperar uma adaptação para cinema de Perdida. No site da autora há uma negociação com produtoras. Vamos aguardar e torcer para ver esse romance nas telonas. 

Encontrada: Á espera do felizes para sempre

Sofia está de volta ao século dezenove e mais que animada para começar a viver o seu final feliz ao lado de Ian Clarke. No entanto, em meio à loucura dos preparativos para o casamento, ela percebe que se tornar a sra. Clarke não vai ser tão simples quanto imaginava.
As confusões encontram a garota antes mesmo de ela chegar ao altar — e uma tia intrometida que quer atrapalhar o relacionamento é apenas uma delas. Além disso, coisas estranhas estão acontecendo na vila. Ian parece estar enfrentando alguns problemas que prefere não dividir com a noiva.
Decidida, Sofia fará o que estiver ao seu alcance para ajudar o homem que ama. Ela não está disposta a permitir que nada nem ninguém atrapalhe seu futuro. Porém suas ações podem pôr tudo a perder, e Sofia descobre que a única pessoa capaz de destruir seu felizes para sempre é ela própria.
Em Encontrada: À espera do felizes para sempre, Carina Rissi traz de volta o mundo apaixonante de Ian e Sofia, nos permitindo mergulhar mais uma vez nesta maluca e envolvente história de amor.
Quando a gente termina de ler Perdida, fica com aquele sensação de "quero mais", então Carina Rissi traz para nós Encontrada. O segundo livro da série é uma continuação da vida do casal Ian e Sofia, que agora estão às vésperas do casamento. Sofia continua enfrentando as diferenças entre as duas realidades que faz parte dela, com seu orgulho enorme que só a faz entrar em novas confusões. Entre as muitas enrascadas de Sofia, ela sofre um acidente resultando em um corte profundo no braço, um relógio de família quebrado, a culpa por essa perda e uma ideia para repará-la, ou seja, uma nova confusão.
O livro segue assim até o casamento acontecer, mostrando um pouco mais da vida do casal e do restante dos personagens como Elisa, Teodora, os criados, a família Albuquerque (a família de Valentina), e até o jovem Lucas Guimarães. Também explora um pouco mais dos costumes e tradições da época.
No casamento claro que apareceria os parentes e amigos do casal. Não da parte de Sofia, claro, já que teoricamente eles nem tinham nascido ainda, porém achei bem ruim o fato da Nina não poder ver a melhor amiga finalmente se casando. Tudo bem que não faria sentido ela aparecer ali do nada, mas ainda assim foi bem triste isso. Sofia não tinha ninguém para convidar, já os Clarkes convidaram a vila toda para a festa. E assim como toda festa, não poderia faltar os parentes chatos, uma em particular era realmente petulante: tia Cassandra, daquelas mandonas e dona da razão. Foi outro pesadelo para Sofia, já que tia Cassandra ficou um tempinho morando com os Clarkes após o casamento, tentando ensinar "bons modos" para Sofia.
Entretanto, o que mais abalou nosso casal foi o segredo que Ian tanto tentava esconder de Sofia, tornando-se super protetor, para desespero de Sofia. Estava acontecendo uns acidentes com os recém casados da vila, que terminava com a morte da jovem esposa. Mas Sofia, sendo a Sofia de sempre, não deixou-se abalar com isso e foi atrás de solucionar esse mistério.
Nesse segundo livro acontece muita coisa, várias pequenas cenas que vão moldando a história. Mas, na minha opinião, muitas delas são supérfluas demais durante a leitura. O que realmente agrega à história é o casamento em si, ainda que alguns detalhes acabem se encaixando com os próximos livros, então algo que pareça bobagem acaba tendo um sentido maior no futuro. Mesmo assim, no geral a leitura flui bem, não fica cansativo. Da forma como a autora descreve cada cena, ainda mais por ser a visão de Sofia, a leitura fica leve e divertida.

Destinado: As memórias secretas do sr. Clarke

Ian Clarke é um homem de sorte e sabe muito bem disso. Ele encontrou a felicidade que tanto almejava ao lado de sua amada (e complicada) Sofia. Não que tenha sido fácil mas o que é simples quando o assunto é sua esposa? O destino tem sido gentil, e por essa razão Ian se esforça tanto para ser um bom marido, um bom pai, um bom irmão.
Entretanto sua felicidade começa a ruir no baile de aniversário de sua irmã, Elisa. Ian assiste, impotente, enquanto sua vida perfeita se transforma em uma terrível catástrofe. A noite é desastrosa, e Elisa, a menina que ele jurou proteger, se torna alvo de um escândalo.
Mas o pior ainda está por vir. Um assunto do passado, um pesadelo que há muito o persegue, retorna para assombrá-lo. Aterrorizado com a possibilidade de perder Sofia outra vez, Ian segue seu coração na tentativa de proteger a mulher que ama, sem se importar com as consequências. Ele só não suspeitava de que o preço a pagar seria tão alto…
Em Destinado: as memórias secretas do sr. Clarke, os leitores vão conhecer um novo capítulo da arrebatadora história de amor de Ian e Sofia desta vez pela perspectiva desse cavalheiro que conquista corações por onde passa.
O terceiro livro da série conta um pouco mais sobre a vida de Sofia a Ian, que agora já estão casados e têm uma filha: Marina, homenagem à melhor amiga de Sofia, Nina. A vida do casal não poderia estar mais perfeita, Sofia está aos poucos conquistando a liberdade para as mulheres da época com a sua fábrica de cosméticos, está se adaptando à vida que escolheu, e o melhor: continua vivendo seu felizes para sempre. Mas claro que alguma coisa tinha que acontecer pra dar uma chacoalhada na vida do casal. E desta vez nem foi culpa da Sofia!
No aniversário de dezessete anos de Elisa, assim como todas as grandes comemorações da época, os Clarkes realizaram um baile, convidando todos da vila para comemorar essa data tão importante. Mal sabiam eles que ela se tornaria ainda mais marcante após uma pequena indiscrição do jovem casal Elisa e Lucas Guimarães. Poxa! Quem é obrigado a definir seu futuro por causa de um beijo? Porém era assim que as coisas aconteciam. Mas quem poderia imaginar que Elisa desapareceria logo após o noivado? Ela fica muito chateada com a situação, mas isso de forma alguma seria motivo para a doce e educada Elisa fugir e deixar todos preocupados. Então, o astuto Ian compreende a confusão em que sua irmã se metera, e pior, descobre que com isso corre o risco de se separar de Sofia novamente revivendo seus piores pesadelos. Para evitar esse desfecho terrível, ele literalmente se joga junto com Sofia para o futuro, a fim de encontrar sua irmã, sem pensar no que isso poderia ocasionar.
Nessa nova aventura, o choque de realidade para Ian foi muito maior do que o que fora para Sofia, já que é muito mais fácil você conviver com coisas ultrapassadas do que ver coisas em que nunca se havia imaginado, tudo misturado com muita fumaça, barulho e caos. Imagine o que deve estar se passando na mente de Elisa, que sequer sabia o que estava acontecendo, nem tinha ninguém ao seu lado. Em meio a toda essa bagunça, Sofia e Ian encontram Nina e seu marido Rafa para lhes ajudar. Porém agora, além de procurar Elisa, nosso casal precisa de cuidar de Rafa que está muito doente. Como se não bastasse tudo isso, agora é a Sofia que está prestes a perder Ian para sempre.
Eu gostei muito do livro ser narrado por Ian, afinal agora ele que está "perdido no futuro", mas mesmo assim ele se mostra muito útil. Assim como nos outros livros, toda as peças se encaixam no final, sendo que algumas delas pertencem a livros anteriores, e eu acho bem legal essas referências. Outra coisa que adorei foi a Nina conhecer o Ian pessoalmente e vice-versa. Por fim, tudo isso deu uma boa estrutura para o livro de Elisa, já que ela "abandona" seu noivo por esse tempo sem alguma explicação, dando um drama o qual sua história gira em torno.

Prometida: uma longa jornada para casa

Elisa Clarke anda um pouco entediada. Seus dias parecem todos iguais, e os bailes há muito deixaram de lhe dar prazer. Não que isso seja surpresa, pois quando ela está presente os eventos se tornam um desastre! O que é injusto, já que ela sempre foi uma boa moça. Nascida em uma das famílias mais influentes da região, a jovem aprendeu desde cedo a respeitar as normas sociais e a se manter longe de escândalos. Na única vez em que ignorou uma dessas regras, Elisa acabou noiva. E foi apenas um beijo, ora bolas!
Um beijo que Elisa fantasiou desde que conheceu e se apaixonou pelo belo e gentil Lucas. Como acontece nos contos de fadas, o jovem médico da cidade mudou sua vida para sempre. Mas não da maneira que ela esperava. Elisa agora está prometida a alguém que a despreza tanto que preferiu ir viver em outro continente. E tudo o que ela deseja é que as coisas permaneçam assim. O que Elisa não sabe é que seu noivo está a caminho do Brasil, e ela terá de enfrentar o homem cujo coração um dia se viu forçada a partir.
Destinados a ficar juntos, mas separados pelo coração, Lucas e Elisa vão se envolver em uma sinuosa dança marcada por segredos, mágoas do passado, intrigas e uma arrebatadora paixão, que vai pôr em risco não apenas seus sentimentos, mas a vida de ambos.
Em Prometida: uma longa jornada para casa, os leitores vão conhecer a história de Elisa, a doce porém decidida irmã de Ian Clarke, além de rever os personagens mais queridos de séria Perdida.
Acho que assim como eu, todos que leram Perdida queria um livro da Elisa. Ela é um doce que muitas vezes suaviza as situações como só ela sabe fazer, além de ajudar muito a Sofia a ser a dama que a sociedade espera. Então nada mais justo que a gente saber como a história se desenrolou pra ela. O problema é que essa história não é bem o conto de fadas que esperamos para nossa princesa. Já deu pra ter uma ideia disso em Destinado, e como eu disse, ele é uma introdução pra Prometida, pois Elisa volta do futuro com um noivo desesperado por informações de seu paradeiro com a pergunta de um milhão de dólares: Por que Elisa fugiu?

Elisa fica cinco dias desaparecida, claro que Ian e Sofia vão atrás dela. Pra sociedade, eles tiveram que fazer uma viagem de emergência, pois a vida de um parente de Sofia corria risco. O que não é totalmente mentira. O problema é que Lucas sabe que Elisa "sumiu" antes, então ele não poderia engolir essa história, muito menos a explicação, se isso for considerado uma, de que Elisa não pode contar o que houve, mas que não havia fugido. Como ele pode confiar nela se ela não confia nele para partilhar o que aconteceu? E como ela pode colocar a vida de Sofia em risco contando para um cientista curioso sobre uma história tão fora da realidade? E assim segue a história, dois corações feridos, dois orgulhosos que tentam evitar a dor se machucando ainda mais. Pra mim tudo teria sido mais fácil com um simples, porém completo "eu te amo". 
O que eu mais gostei desse livro foi tudo que acontece em volta da história principal: os estudos e descobertas científicas de Lucas, a história do pequeno Samuel e ainda os mistérios por trás da morte de Adelaide, a mãe de Valentina. Acho que tudo isso acabou dando um corpo legal pro livro, já que eu não ia aguentar tantas páginas lendo somente sobre um casal que quase se destruiu por orgulho. Confesso que esse não foi um dos meus livros favoritos, mas que ainda assim vale a pena ver como tudo se desenrolou, afinal eu chorei algumas vezes quando li e quando reli. Quem não recomendaria um livro emocionante?

 Desencantada: Entregando-se aos segredos do amor

Valentina de Albuquerque descobriu muito cedo que não é nenhuma princesa encantada. Em vez de bailes e romance, tudo o que a jovem deseja é viver com dignidade longe do pai e da madrasta, a qual tem como hobby fazer da vida dela um inferno.
 A oportunidade surge com uma proposta de casamento. Quase passando da idade de se casar, Valentina cogita aceitar.  Seu coração não se alvoroça com o pretendente, mas ela não está à procura do amor. Seria um bom arranjo... se o capitão Leon Navas não cruzasse o seu caminho.
O misterioso espanhol é mal-educado, irritante, atrevido — além de lindo —,  e Valentina ficaria muito feliz se jamais voltasse a vê-lo. Mas o destino parece decidido a reuni-los e, após um equívoco embaraçoso, ela está noiva de Leon, de quem pouco sabe, exceto que seu coração dispara toda vez que seus olhares se cruzam e que irritação não é o único sentimento que o capitão lhe desperta. 
Então, Valentina sofre um terrível acidente. Assustada, porém disposta a provar que não foi um simples acaso, ela vai atrás do responsável. Entre suspeitas, disfarces, segredos e contratempos, a moça acaba sucumbindo à irresistível e devastadora paixão, sem se dar conta de que o perigo ainda está à espreita... 
Poderá uma garota nem um pouco encantada viver um conto de fadas e conseguir o seu final feliz?
Sendo bem sincera, achei que a série já tinha acabado super bem contando a história da Elisa e que mais um livro seria demais, mas eu realmente estava curiosa pra saber a história da Valentina, afinal, se não fosse a Sofia, ela teria casado com o Ian, né. Então decidi ler o quinto volume da série e vou dizer: eu amei!!! Com todas as exclamações possíveis. A história é completamente diferente, principalmente por se passar em um lugar mais afastado das outras, tirando o foco da viagem no tempo e voltando-se mais para a aventura no século XIX.
Pra quem achava a Valentina uma garota chata, vai se surpreender nesse livro. Ela mostra que não é só uma garota bem criada, mas uma mulher decidida pelo que quer e não leva desaforo pra casa, principalmente tratando-se de Leon. Ele realmente sabe como irritá-la e ela como revidar, então os dois sempre acabam em um diálogo bem ácido, e é bem divertido de ver esse lado da Valentina que ela tanto esconde da sociedade. Acho que é por isso que ela admira tanto a Sofia, pois essa realmente sabe o que quer e faz o que dá na cabeça, sem se importar com o que os outros vão pensar.
Mas o que dizer do Leon? Acho que ele é aquele cara irritante e maravilhoso ao mesmo tempo. Do tipo que você ama e odeia ao mesmo tempo (mas acaba amando muito mais). Acredito que tenha sido por isso que eu tenha gostado tanto dele. Ele não é do tipo perfeito como o Ian, ele é aquele cara que você quer descobrir mais a cada capítulo. Sua fama, seus segredos... tudo nesse homem misterioso nos atrai. E não é diferente para Valentina, pois mesmo tento nas mãos provas para duvidar do capitão, no fundo ela sabe que ele é um homem que jamais faria algo tão ruim. Mas se não é ele... quem será? e por quê? Carina consegue nos surpreender mais uma vez com novos segredos. Tenho certeza que quem ainda não leu vai adorar.

Espero que tenham gostado dessa resenha. Um beijão 😘

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Siga no Insta

Topo